RECORTE SALVADOR :: 04_MOSAICO

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Por que Mosaico?


Mosaico. [Do It. Mosaico] S. m. 1. Pavimento de ladrilhos variegados. 2. Embutido de pequenas pedras, ou de peças de cores, que pela sua disposição aparentam desenho. 3. Fig. Qualquer trabalho intelectual ou manual composto de várias partes distintas ou separadas. 4. Encad. Trabalho em que recortes de couro, de diferentes cores, são embutidos ou superpostos, formando compartimentos ou ornatos na pele que cobre um livro.
(Novo Dicionário Aurélio)


“Mosaico é um embutido de pequenas pedras ou de outras peças (pequenos bocados de vidro, mármore ou cerâmica) formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como chãos e paredes, com os ladrilhos.O mosaico é uma forma de arte decorativa, tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos.”
(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico)

“Cada objeto em mosaico é unico: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.” (http://www.scrapstuff.com.br/mosaicos/historia.htm)

2 Comentários:

Blogger San disse...

Acho que, mais do que essas definições prontas, Mosaico representa(ria) para mim um conjunto coeso, que com pedaços diferentes e inicialmente sem nexo formam um desenho único quando juntos. E isso é Salvador, e é o que provavelmente acontece em seu quadrado.

Vocês transcreveram que "mosaico é uma forma de arte decorativa"; não acho que, nesse caso de vocês, seja apenas arte, muito menos apenas decoração: é, sim, uma formatação do espaço, onde os encaixes e encontros entre as partes devem ser as mais conflitantes possível. Legal é o desafio de identificar a massa que une esses pedaços disformes, distoantes, nesse vitral de vocês.

29 de abril de 2007 às 03:29  
Anonymous Anônimo disse...

"mosaico é uma forma de arte decorativa" foi um dos significados de mosaico.
E dentre todos, estava o nosso, que une peçados distintos e forma uma figura.

30 de abril de 2007 às 13:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<$BlogURL$>"><< Página inicial